11 exemplos de sucesso em marketing de conteúdo turístico

porMontenegro Digital

11 exemplos de sucesso em marketing de conteúdo turístico

Viagens e Turismo é uma das indústrias mais interessantes para se trabalhar. Com uma reserva bruta de US $ 1,6 trilhão em 2017, a indústria global de viagens é um dos setores que mais crescem. O aumento da conectividade e da tecnologia só facilitará a exploração do mundo pelos viajantes.

Hoje, os viajantes fazem sua própria reserva após uma extensa pesquisa na internet. 97% dos jovens compartilham sua experiência de viagem nas redes sociais.

Desde o sonho de um destino até a reserva de acomodações, os viajantes buscam informações em todas as etapas do planejamento. Por isso, o sucesso comercial das agências de viagens depende, em grande parte, do fornecimento do conteúdo certo no momento certo.

Essas 11 empresas usaram a estratégia de conteúdo para informar e ajudar os viajantes em vários estágios da pesquisa e obtiveram um sucesso fenomenal na receita de reserva.

# 1 TripAdvisor

O TripAdvisor é um gigante da indústria de viagens com mais de 300 milhões de visitantes únicos por mês. O TripAdvisor originalmente contratou redatores de conteúdo para desenvolver conteúdo para o site, mas logo viu que os comentários gerados pelos usuários estavam atraindo mais tráfego.

O site encorajou o conteúdo do usuário e, desde então, é conhecido por postagens úteis de viajantes reais. Na verdade, o conteúdo gerado pelo usuário é o principal fator na ascensão do site quanto ao número de reservas de acomodação de viagens.

O TripAdvisor provou que o conteúdo gerado pelo usuário pode ser uma sólida estratégia de conteúdo. Não é apenas conteúdo confiável, mas também auto-sustentável, exigindo um mínimo de trabalho do TripAdvisor.

# 2 Sr. e Sra. Smith

O Sr. e a Sra. Smith operam no segmento de luxo para casais. Este é um exemplo de negócio que teve seu nicho de destino esculpido desde o início.

Esta é também a razão para o conteúdo inspirado em seu site. Desde o conteúdo das luzes do norte até os hotéis boutique elegantes, o site é suficiente para você fazer suas malas no momento!

Eles também usaram o conteúdo para posicionar sua marca como uma mistura de luxo e peculiaridade. Falando sobre sua marca, o fundador James Tamara disse: “Queríamos algo lúdico e um pouco travesso, porque o senso de humor é uma parte importante de quem somos.” A marca alcançou uma posição invejável desde sua criação em 2003.

# 3 AirBnB

A AirBnB é a estrela da indústria de viagens e tecnologia. Eles dependem muito do conteúdo de guias e hosts locais para fornecer valor aos usuários.

O aplicativo e os sites oferecem aos viajantes informações sobre eventos e experiências locais.

A AirBnB também usou guias úteis para compartilhar informações com viajantes que buscam informações detalhadas.

Cada host local pode postar um guia, o que significa que há toneladas de informações disponíveis no aplicativo ou no site AirBnB.

# 4 SNCF Europe

A SNCF, companhia ferroviária estatal da França, combinou marketing experiencial com conteúdo de vídeo. Eles colocaram portas no meio de cidades movimentadas que abriam para telas de LEDs exibindo feeds ao vivo de outras cidades. Aqui está um vídeo da campanha que se tornou viral.

O vídeo ganhou milhões de visualizações e a campanha intitulada “Europa: é apenas na porta ao lado” teve uma enorme publicidade para a marca.

# 5 Four Seasons

A indústria de viagens altamente competitiva mantém todos os fornecedores atentos. O gigante canadense no setor de hospedagem, Four Seasons é conhecido por sua estratégia de sucesso no marketing de conteúdo em viagens.

A cadeia de hotéis assumiu o papel de agência de conteúdo de viagens, produzindo até 3400 conteúdos por semana em 400 canais de distribuição.

Eles têm uma estratégia de conteúdo abrangente e alavancam histórias reais, recursos visuais atraentes e conteúdo de qualidade para envolver os clientes.

O sucesso fenomenal de seu marketing de conteúdo levou a mais de 2 milhões de impressões semanais em todos os canais.

# 6 Bonvoy Adventure

A Bonvoy Adventure implementou sua estratégia de SEO e construção de links para atrair tráfego para seu site. Eles fizeram isso convidando posts de convidados que lhes deram links de referência confiáveis.

Com uma compreensão mais profunda de seu público-alvo, eles puderam fornecer um conteúdo melhor e aproveitá-lo para o canal de marketing, através do disparo de e-mail marketing. Eles também fizeram uma auditoria de página por página para melhorar seus SEO e obter melhores resultados de posicionamento nos motores de busca.

O resultado foi um aumento de 148% no tráfego do website e um aumento de 200% nas transações físicas.

# 7 Kimkim

Kimkim ajuda os viajantes a planejar itinerários. Uma estratégia de conteúdo bem pensada é como eles conseguiram aumentar sua pesquisa orgânica em 300%!

Marketing de Conteúdo por Empresas de Viagens

A estratégia deles era fazer parceria com um especialista em viagens local para criar um instantâneo de perfil atraente e conteúdo de blog. Dessa forma, eles também poderiam se concentrar em palavras-chave que os viajantes estavam procurando.

O conteúdo direcionado, juntamente com a construção de links segmentados, aumentaram enormemente o tráfego de Kimkim em 4 meses.

# 8 Tenon Tours

A Tenon Tours implementou com sucesso o funil de vendas para aumentar suas conversões. Eles se concentraram em converter visitantes em leads (interessados) e levá-los as reservas, aplicando princípios sólidos de marketing inbound.

Claro que a base de qualquer marketing inbound é ótimo conteúdo. Para isso, a Tenon redefiniu seu conteúdo para obter o melhor desempenho na forma de guia e usou-o como uma grande atração para captar leads e aumentar sua lista de contatos. Eles foram capazes de aumentar sua taxa de conversão em 34% após nutrir leads através do canal de e-mail marketing.

# 9 Shorefield

Este é um ótimo exemplo de como a segmentação pode ajudar sua agência de viagens a passar para o próximo nível. Shorefield tinha propriedades de luxo em todo o Reino Unido, bem como boa quantidade de tráfego para seu site.

No entanto, operando no mercado de luxo, era importante que eles tivessem o tipo certo de visitantes em seu site.

Perdendo tempo com tráfego irrelevante, a empresa decidiu investir em SEO. Com foco nas personas do comprador e nas palavras-chave de específicas, o site aumentou sua taxa de conversão orgânica em 86%.

# 10 Intrepid

A Intrepid é uma agência de viagens australiana com fortes valores de marca. Como o nome sugere, eles visam viajantes que são amantes da aventura, destemidos e em busca de novas experiências.

Tendo descoberto seu público-alvo, a implementação da estratégia de conteúdo foi muito mais fácil para eles. Eles começaram com o seu site de conteúdo –   The Journal, que se concentra em viagens e experiências dos usuários.

Com um conteúdo direcionado, a agência construiu com sucesso um número de viajantes que estão alinhados com o valor da marca. Eles têm mais de 496 mil seguidores no Facebook, 86.000 seguidores no Twitter e estão crescendo constantemente seu canal no YouTube também.

# 11 Trivago

Aqui está outro exemplo de uma empresa que investiu em grande quantidade de conteúdo de viagens. Trivago tem uma revista digital chamada ChekIn.

Um ponto interessante a ser observado no CheckIn é que a Trivago é extremamente cautelosa em promover-se em artigos não relacionados. A revista é uma mistura genuinamente útil de artigos e vídeos destinados a inspirar e informar os viajantes.

Acredite

Há muitas oportunidades de conteúdo em marketing de viagem para se utilizar. A crescente popularidade do conteúdo visual é uma boa notícia para a agência de viagens que usa vídeos e imagens extensivamente.

O viajante independente de hoje está faminto por informações e bons conselhos sobre novos destinos. Os exemplos neste blog provam que conhecer seu público-alvo e fornecer conteúdo necessário pode levar sua agência a um nível totalmente novo.